Loading...
Skip to content

Dificuldades para emissão de certidão de regularidade fiscal

A Certidão de Regularidade Fiscal é gerada após consulta de todas as inscrições estaduais relacionadas ao CNPJ raiz, de acordo com a legislação em vigor. Verifique a existência de débitos em todos os estabelecimentos com Inscrição Estadual e regularize sua situação.

Para consultar os débitos, siga os procedimentos abaixo:

  • Selecione a opção "usar raiz do CNPJ" na parte superior direita da tela.
  • Clique na linha da pendência. Ela será discriminada abaixo. Em seguida, clique no botão azul na coluna "ações" e selecione "ver orientações". Haverá instruções sobre autorregularização.

IMPORTANTE: Mesmo que possua estabelecimento único, utilizar a opção “USAR RAIZ DO CNPJ” no lado direito superior da tela. Os débitos de IPVA só aparecem se esta opção for marcada.

Confira se há alguma Inscrição Estadual, vinculada à raiz de CNPJ, com status de cancelada ou impedida (esta informação ainda não está disponibilizada como pendência). Neste caso, aparece a mensagem “Certidão não pode ser emitida”.

Verifique se há pendências impeditivas para a emissão da CRF (item 5.5 do Manual)

Após a autorregularização, aguardar o prazo de até três dias úteis para baixa da pendência no sistema.

ATENÇÃO! Caso os esclarecimentos acima não sejam suficientes para responder à dúvida, consulte o Manual do Usuário.

Locais do Estado do Rio de Janeiro
Locais do Estado do Rio de Janeiro

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de JaneiroAv. Presidente Vargas, nº 670 - Rio de Janeiro / RJ -20071-001 - Telefone Geral - (21) 2334-4300

v20220926-1