Loading...
Skip to content

O periódico “O Cidadão” foi criado na Fase 1 do Projeto de Educação Fiscal nas Escolas, em junho de 2001, com objetivo de servir com instrumento de divulgação de informações, pequenos estudos, entrevistas e outras matérias de relevância para a formação da cidadania. A idéia era desenvolver um periódico que ficasse localizado entre o "tablóide" e o "caderno didático", buscando uma integração entre as áreas de comunicação social e educação, entre o modelo adotado nos informativos e o material didático convencional. Além disso, a linha editorial adotada pelo Projeto nunca incluiu como alternativa a elaboração ou mesmo a adoção de cartilhas para a abordagem da Educação Fiscal. “O Cidadão” também deveria cumprir o objetivo de preencher a necessidade de um material de referência que funcionasse como ingrediente para o desenvolvimento dos Planos de Ação nas escolas e respectivas comunidades do entorno. Por isso, deveria ocorrer uma modelagem de conteúdos e uma adequação da linguagem visando o público alvo do Projeto. Finalmente, é preciso destacar que “O Cidadão” se manteve alinhado com a teoria e a prática educativa, mantendo sua autonomia, evitando servir ao sectarismo, ao partidarismo, ou mesmo, ao simplismo das "campanhas educativas".

Todos esses requisitos foram mantidos no decorrer da elaboração dos cinco números de “O Cidadão”. Os projetos sociais do Terceiro Setor necessitam de instrumentos que promovam a integração, da melhor maneira possível, entre os conteúdos formativos e os recursos da comunicação. Você poderá conferir a experiência realizada no Projeto consultando os links ao lado.

-----------------
O CIDADÃO    dowload PDF
-----------------

O CIDADÃO 1 (fase 1) - 4.83Mb

O CIDADÃO 2 (fase 1) - 448Kb

O CIDADÃO 3 (transição da fase 1 para fase 2) - 2.58Mb

O CIDADÃO 4 (fase 2 - Roteiros da Cidadania) - 1.73Mb

O CIDADÃO 5 (fase 2 - Roteiros da Cidadania) - 343Kb

Locais do Estado do Rio de Janeiro
Locais do Estado do Rio de Janeiro

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de JaneiroAv. Presidente Vargas, nº 670 - Rio de Janeiro / RJ -20071-001 - Telefone Geral - (21) 2334-4300

v20220926-1