Loading...
Skip to content

Primeiro Acesso

O acesso ao Sistema Fisco Fácil é realizado mediante uso de certificado digital (não há código de acesso e senha). Pode ser realizado com certificado digital (e-CPF) do contabilista, bem como mediante certificado digital (e-CNPJ) do estabelecimento ou da empresa contabilista.

Os contabilistas ou empresas de contabilidade devem estar devidamente registrados no Cadastro de determinado contribuinte do ICMS do estado do Rio de Janeiro - Sistema Serviços Eletrônicos de Cadastro (SINCAD).

O CPF do representante legal vinculado ao certificado digital (e-CNPJ) também deve estar registrado no Cadastro de Contribuintes do ICMS do estado do Rio de Janeiro – Sistema Serviços Eletrônicos de Cadastro (SINCAD).

Não é permitido o acesso para certificado digital (e-CNPJ) que pertence a estabelecimento SEM inscrição estadual.

Ao acessar, selecione a opção “AUTO FISCO FÁCIL”, que é o Portal deste Sistema. Caso seja selecionada a opção “CERTIDÃO DE REGULARIDADE FISCAL”, aparecerá a mensagem “USUÁRIO DESCONHECIDO OU NÃO AUTORIZADO”.

Tipo de certificado Permite Acesso?
e-CPF de sócio Não
e-CPF ou e-CNPJ de contabilista Sim, desde que corretamente registrado no Cadastro de Contribuinte do ICMS
e-CNPJ de estabelecimento não inscrito (exemplo matriz) Não
e-CNPJ de estabelecimento inscrito Sim, desde que o CPF vinculado ao certificado digital esteja registrado no Cadastro de Contribuinte do ICMS como sócio ou representante da empresa
e-CNPJ de estabelecimento inscrito Sim, desde que o CPF vinculado ao certificado digital esteja registrado no Cadastro de Contribuinte do ICMS como sócio ou representante da empresa
e-Procuração: O acesso é permitido através do Sistema e-Procuração.

IMPORTANTE: O usuário da e-procuração, cuja outorga tenha sido promovida por empresa não inscrita no Cadastro de Contribuintes do ICMS, não acessará o Fisco Fácil, mesmo que exista permissão registrada no documento eletrônico.

Caso as orientações acima não sejam suficientes para dirimir suas dúvidas, consulte o Manual do Usuário – item 1. No Manual, os procedimentos de acesso estão detalhados.

Locais do Estado do Rio de Janeiro
Locais do Estado do Rio de Janeiro

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de JaneiroAv. Presidente Vargas, nº 670 - Rio de Janeiro / RJ -20071-001 - Telefone Geral - (21) 2334-4300

Tecnologia: Superintendência de TI e Comunicação - SUTIC

v20211108-1