Loading...
Skip to content

14309

Publicado no D.O.E. em 12.01.1990

*Revogado pelo Decreto nº 43.770/2012

DECRETO N° 14.309 DE 11 DE JANEIRO DE 1990

Dispõe sobre a alienação de veículos da administração pública estadual, direta ou indireta, considerados inservíveis e dá outras providências
 

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO , no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no artigo 70, inciso XVII, da Constituição do Estado.

CONSIDERANDO: a necessidade de criar mecanismo para impedir a utilização de veículos considerados inservíveis para o serviço, e alienados pelo Poder Público, na regularização de outros, que foram objeto de furto e roubo, e tendo em vista o que consta do Processo nº E-09/1674/200/89.

DECRETA:

Art. 1°. Os veículos da Administração Pública Estadual, Direta ou Indireta, inservíveis para o serviço porque considerados irrecuperáveis e imprestáveis, serão alienados por qualquer modalidade de licitação, preferencialmente através de leilão público, observadas as normas gerais que regem a matéria. Previstas na Lei nº 287, de 4 de dezembro de 1979 e no Decreto nº 3.149, de 28 de abril de 1980, e também o seguinte:

I - O órgão competente de material que constatar as condições de desuso, obsolescência, imprestabilidade ou outras circunstâncias que tornem inservíveis ao serviço público, procederá previamente:

-  a descaracterização dos bens como veículos;

-  a inutilização do chassis;

-  a baixa do veículo no Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro - DETRAN-RJ.

II - A alienação não implicará em transferência do título de propriedade dos bens como veículos, mas somente dos seus componentes, sendo vedada a concessão de novo registro pelo Departamento Estadual de trânsito do Estado do Rio de Janeiro- DETRAN- RJ, após a baixa de que trata o inciso I,a alínea c deste artigo:

III - a alienação poderá ter como objeto peças, equipamentos ou componentes do veículo, inclusive chassis com a numeração previamente inutilizada, desde que inaproveitáveis para o Estado, como tais declarados pelos órgãos competentes.

Art.2º- O produto advindo da alienação de veículos ou de peças, equipamentos ou componentes destes, aproveitará ao Tesouro Estadual, salvo quando se tratar:

I - de bens patrimoniais afetados à Secretaria de Estado da Policia Civil, em que o produto da alienação reverterá em favor do Fundo Especial da Policia Civil -FUNESPOL, nos termos do art. 2º, inciso V, da Lei nº 1.345, de 13 de setembro de 1988;

II- de bens patrimoniais afetados ao Departamento do Sistema Penal - DESIPE, em que o produto da alienação reverterá em favor do Fundo Especial Penitenciário, na forma do art. 2º inciso VI, da Lei nº 1.125, de 12 de fevereiro de 1987;

III- de outros casos em que a lei ou regulamento atribuam ao produto da alienação de veículos considerados inservíveis para o serviço público destinação diversa da prevista neste artigo.

Art. 3º- Sem prejuízo da competência da Secretaria de Estado da Policia Civil e do Departamento do Sistema Penal - DESIPE para procederem a alienação dos bens patrimoniais a eles afetados, incumbe à Secretaria de Estado de Administração, no âmbito de todos os órgãos da administração direta estadual, a edição dos atos necessários à execução deste decreto.

Art. 4º. Na administração indireta estadual, os veículos considerados inservíveis para o serviço serão alienados pelas entidades a que pertencem, sob supervisão da Secretaria de Estado de Administração, através da Superintendência de Transportes Oficiais - S,T,O.

Art. 5º- Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário e, em especial, o Decreto nº 10.585, de 5 de novembro de 1987

  

Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 1990

M. MOREIRA FRANCO

Governador do Estado


Locais do Estado do Rio de Janeiro
Locais do Estado do Rio de Janeiro

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de JaneiroAv. Presidente Vargas, nº 670 - Rio de Janeiro / RJ -20071-001 - Telefone Geral - (21) 2334-4300

v20230329-1