Loading...
Skip to content

Perfil dos Subsecretários

Subsecretária-geral

Lílian Lima Alves

Formada em Contabilidade pela Faculdade Celso Lisboa e com especializações em Controle Externo e Regulação, Defesa da Concorrência e Concessões pela FGV/Consulting. Auditora do Estado de carreira desde 1989, já havia ocupado a Chefia de Gabinete da Sefaz-RJ em 2002 e exerceu o mesmo cargo na Secretaria de Fazenda do Estado do Paraná. Também foi secretária municipal de Fazenda de Belford Roxo, assessora do Gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e Diretora de Auditoria Operacional do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Na Sefaz-RJ, trabalhou ainda como Gestora do FAF e Assessora do Subsecretário Geral. Atuou como professora convidada de Auditoria Governamental no curso de mestrado da Uerj para a Controladoria Geral do Município e para o Tribunal de Contas do Município, bem como no curso de Controle Interno no MBA de Planejamento e Gestão de Obras Públicas na PUC-RJ.

Chefe de Gabinete

Maria Veronica Madureira

Contadora pela Faculdade Moraes Junior, pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas. Ingressou no serviço público estadual em 1984, como contadora concursada do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, onde permaneceu por 30 anos, exercendo, naquele órgão, diversos cargos de confiança de grande relevância, tais como: Secretária-Geral de Controle Externo, Consultora da Presidência, Chefe de Gabinete da Presidência, Assessora-Chefe da SGE, Assessora em Gabinetes de Conselheiros e Coordenadora de Contabilidade. No magistério, lecionou matérias relacionadas a Orçamento, Finanças e Contabilidade Pública, atuando na Faculdade Moraes Junior (atual Mackenzie), na FGV, na ESAD, no NUSEG, na Escola de Contas do TCE-RJ, dentre outros.

Subsecretário de Administração

Thiago Farias Dias

Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro – UCAM (2008), é Mestre em Administração Pública pela FGV/EBAPE (2020), especialista em Direito Administrativo pela PUC Minas (2020) e cursou MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2014). Possui cerca de 20 anos de experiência na Administração Pública, exercendo importantes cargos em municípios do Estado do Rio de Janeiro. Possui vasta experiência em Contratações Públicas, estruturação de projetos de Concessões e Parcerias Público-Privadas.

Subsecretário de Assuntos Jurídicos

Nilson Furtado de Oliveira Filho

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado em Direito Público pela mesma instituição. Já exerceu os cargos de Procurador do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e Procurador da Fazenda Nacional. Procurador do Estado do Rio de Janeiro desde 2020, já tendo ocupado os cargos em comissão de Assessor Jurídico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Procurador-Chefe da Dívida Ativa, Procurador-Chefe da Procuradoria Tributária e Subsecretário Jurídico da Secretaria de Estado de Fazenda. Professor de Direito Financeiro e Tributário da Universidade Cândido Mendes. Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação da FGV-Direito Rio da PUC/RJ.

Subsecretário de Contabilidade Geral

Carlos Cesar dos Santos Soares

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com especialização em Contas Públicas pela Universidade Estácio de Sá. Atuou na área de contabilidade societária em empresas nacionais e multinacionais. Foi instrutor docente efetivo de contabilidade Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Rio). Ingressou na Sefaz-RJ em 2013 como Analista de Controle Interno, atual carreira de Auditor da Controladoria Geral do Estado. Na Subsecretaria de Contabilidade Geral do Estado, exerceu os cargos de Coordenador de Configuração Contábil e de Superintendente de Normas Técnicas. É instrutor credenciado da Escola Fazendária do Estado do Rio de Janeiro e, desde abril de 2020, é membro da Comissão da Área Pública do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ).

Subsecretária de Integridade e Gestão de Riscos

Elizabeth Mauro

Especialista em Administração Pública pelo Isape/Uerj e bacharel em Ciências Contábeis. Cursou o Programa Internacional de Administração Pública Comparada no Empire State College e é Auditora do quadro permanente da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. Exerceu cargos diversos na Administração Pública no Estado de Rio de Janeiro e na União, tais como Chefe de Gabinete da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, Coordenadora da Diretoria Geral de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro e Coordenadora de Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Janeiro. Professora em cursos de Pós-graduação e In Company na Uerj e na Fundação Getulio Vargas, entre outras instituições de ensino.

Subsecretário de Política Fiscal

Bruno Sobral

Economista e Professor da FCE/UERJ. Experiência em docência e como pesquisador, além de cargos administrativos. Foi Diretor da DIPLAN/UERJ. Sua atuação estende-se ainda para iniciativas de articulação inter-institucional no debate sobre políticas públicas no Estado do Rio de Janeiro. Desde maio de 2019, é Coordenador Executivo da Rede Pró-Rio. É também membro do Conselho Executivo e Editor Científico da Revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense. Possui ampla experiência em estudos sobre economia fluminense, destacando-se como ganhador de dois prêmios: 1º lugar do Prêmio Ministro Gama Filho 2018 do ECG/TCE-RJ, e 1º lugar na categoria Tese de Doutorado do Prêmio Brasil de Economia 2012 do COFECON e IPEA. Possui graduação pelo IE/UFRJ e doutorado pelo IE/UNICAMP.

Subsecretário de Receita

Celino Cesário Moura

Tem formação militar pelo Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 3º Batalhão de Infantaria (NPOR-3BI) e é formado em Engenharia Civil pela Universidade Gama Filho. Foi fiscal de tributos estaduais em Sergipe e é Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 1990. Na Sefaz-RJ, já exerceu o cargo de Subsecretário Adjunto de Fiscalização, trabalhou no Posto Fiscal de Nhangapi, foi Auditor Subchefe de Auditorias Fiscais Especializadas, como Siderurgia e Metalurgia, Supermercados e Lojas de Departamento e Comércio Exterior e atuou como AFRE Chefe em diversas regionais.

Subsecretário de TI

Gabriel Mac-Dowell Blum

Auditor Fiscal de Receita Estadual desde 2010, bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ, graduado em 2001, com pós-graduação pela PUC-RJ. Trabalhou por 12 anos no mercado de Tecnologia da Informação antes de ingressar no serviço público. Na Sefaz/RJ, já atuou em auditorias regionais e especializadas, além de ter sido instrutor da Escola Fazendária. Em 2013, foi Superintendente de Planejamento, Avaliação e Modernização. Em 2019, assumiu a função de Superintendente de Informações Gerenciais. Ocupa o cargo de Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação desde junho de 2020.

Subsecretário do Tesouro

Roberto Gomides de Barros Filho

Graduado em Administração pela Escola Naval Brasileira, Especialista em Modern Economy Theory pela George Washington University, onde recebeu o prêmio Francisco Coelho Scholarship, e Mestre em Economia pela Fundação Getulio Vargas. Analista de Finanças Públicas concursado da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro. Na Sefaz-RJ, já exerceu os cargos de Superintendente de Captação de Recursos e de Assessor Especial da Subsecretaria de Finanças. Foi também Gerente de Controles Financeiros do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Subsecretário de Política Fiscal do município de Niterói e Diretor do Tesouro Estadual do Paraná.

Locais do Estado do Rio de Janeiro
Locais do Estado do Rio de Janeiro

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de JaneiroAv. Presidente Vargas, nº 670 - Rio de Janeiro / RJ -20071-001 - Telefone Geral - (21) 2334-4300

Tecnologia: Superintendência de TI e Comunicação - SUTIC

v20211108-1